sexta-feira, 12 de abril de 2013

NHOQUE DE BATATA

Faz um bom tempo que não postava nada aqui no blog, mas cá estou!
Minha mãe é daquelas mães super protetoras e sempre preocupada com a filhota e todas as semanas envia variados tipos de alimentos e quase que exageradamente... coisas de mamis!
Esta semana mandou um saco enorme de batatas e haja criatividade na culinária para tanta batata.
Bom, hoje fiz aqui em casa um prato que para algumas pessoas possa ser comum e para outras nem tanto e resolvi passar a receita: Nhoque de Batata.
Então vamos lá...
Nesta primeira foto o nhoque sem o molho e recém feito. O nhoque poder ser amassado a mão e cortado em mini cilindros ou com a ajuda de uma nhoqueira.
A minha nhoqueira adquiri quando vim morar aqui em Porto Alegre para estudar em 1992 e faz um bom tempo que essa engenhoca esquisita me acompanha nas receitas de nhoque



A receita da massa é composta de ingredientes fáceis e que geralmente temos em casa:
1Kg de batata inglesa;
1 colher de sopa de margarina;
sal e queijo ralado à gosto;
2 gemas de ovo;
água.
1 xícara de farinha de trigo se for feito na nhoqueira ou 1 xícara e meia se feito a mão.

Preparo: ferver a batata com a água e o sal até ser ideal para amassar e fazer um purê. Colocar a margarina e as gemas e o queijo ralado e homogeinizar bem, após acrescentar a farinha de trigo  até obter uma boa consistência.
Se for a mão fazer rolos dessa massa  num local polvilhado com farinha de trigo e cortar em pequenos cilindros e levar para uma panela com água fervente e colocar esses  pedaços do nhoque e quando boiarem nesta água já podendo tirar para escorrer a água em excesso. Se tiver a nhoqueira é só colocar a massa dentro dela e firmá-la na panela e funciona muito bem facilitando a vida da gente sem sujeira. A minha está bem velhinha mas inteirassa e firme pro tranco como dizemos aqui no Sul.
Faça um molho de sua preferência. Coloque o nhoque numa travessa refratária regue com esse molho e polvilhe com o queijo ralado e depois aqueça por uns dez minutos em forno médio e bom apetite!



5 comentários:

  1. Muito legal saber que tu tens até hoje uma nhoqueira e usa ela para cozinhar. A nhoqueira foi inventada pelo meu avô. Além disso a mulher na caixa é minha mãe. Muito sucesso com o blog. Abraço, Henrique Girardi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Henrique!
      Muito útil. Tenho há muitos anos.
      Comprei nas Lojas Renner no Centro de Porto Alegre quando ainda essa loja tinha o setor de bazar.
      Até hoje utilizo a nhoqueira.
      Fico feliz em saber quem foi o inventos. Prática e não suja nada.
      Abraços Marci

      Excluir
  2. Olá!
    Eu também tenho está nhoqueira, só que perdi a caixa. Será que vice poderia me passar as receitas que estão na caixa. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Deixe seu email que lhe passo. At Marci

      Excluir
    2. Olá! Deixe seu email que lhe passo. At Marci

      Excluir