sexta-feira, 12 de abril de 2013

NHOQUE DE BATATA

Faz um bom tempo que não postava nada aqui no blog, mas cá estou!
Minha mãe é daquelas mães super protetoras e sempre preocupada com a filhota e todas as semanas envia variados tipos de alimentos e quase que exageradamente... coisas de mamis!
Esta semana mandou um saco enorme de batatas e haja criatividade na culinária para tanta batata.
Bom, hoje fiz aqui em casa um prato que para algumas pessoas possa ser comum e para outras nem tanto e resolvi passar a receita: Nhoque de Batata.
Então vamos lá...
Nesta primeira foto o nhoque sem o molho e recém feito. O nhoque poder ser amassado a mão e cortado em mini cilindros ou com a ajuda de uma nhoqueira.
A minha nhoqueira adquiri quando vim morar aqui em Porto Alegre para estudar em 1992 e faz um bom tempo que essa engenhoca esquisita me acompanha nas receitas de nhoque



A receita da massa é composta de ingredientes fáceis e que geralmente temos em casa:
1Kg de batata inglesa;
1 colher de sopa de margarina;
sal e queijo ralado à gosto;
2 gemas de ovo;
água.
1 xícara de farinha de trigo se for feito na nhoqueira ou 1 xícara e meia se feito a mão.

Preparo: ferver a batata com a água e o sal até ser ideal para amassar e fazer um purê. Colocar a margarina e as gemas e o queijo ralado e homogeinizar bem, após acrescentar a farinha de trigo  até obter uma boa consistência.
Se for a mão fazer rolos dessa massa  num local polvilhado com farinha de trigo e cortar em pequenos cilindros e levar para uma panela com água fervente e colocar esses  pedaços do nhoque e quando boiarem nesta água já podendo tirar para escorrer a água em excesso. Se tiver a nhoqueira é só colocar a massa dentro dela e firmá-la na panela e funciona muito bem facilitando a vida da gente sem sujeira. A minha está bem velhinha mas inteirassa e firme pro tranco como dizemos aqui no Sul.
Faça um molho de sua preferência. Coloque o nhoque numa travessa refratária regue com esse molho e polvilhe com o queijo ralado e depois aqueça por uns dez minutos em forno médio e bom apetite!